anunciar prosperarte

Corte---------------------------------------------------------R$15 Escova e Prancha----------------------------------------R$20 Hidratação Keratase a partir de----------------------R$15 Luzes,mecha,balayagem a partir de----------------R$40 sombrancelha pinça-------------------------------------R$7 sombrancelha henna------------------------------------R$15 limpeza de pele-------------------------------------------R$30 Mega hair a partir de------------------------------------R$130 Progressiva------------------------------------------------R$60 Rua Piquiri,309,Brás de Pina-próx.Fundação Leão XIII,Rio de Janeiro,RJ tel:3564 03 15 81254010 anuncie aqui: 21 7680 7170

Tuesday, August 31, 2010

METAFÍSICA

(Márcia Tiburi fala da existência e de auto ajuda no programa café filosófico)



"Vivemos tempos em de tristeza,depressão...a coisa mais normal hoje em dia é ouvir que as pessoas estão de baixo astral!E de onde vem esse sofrimento?e o que fazemos com ele?a auto ajuda tenta encontrar um lugar pra esse sofrimento.Tenta resolvê-lo com respostas banais.(leia-se aqui "autoajuda" como aquela que não faz perguntas,não te faz pensar,simplesmente traz respostas prontas,como se fosse uma aspirina pra curar uma enxaqueca,um paliativo)Diferentemente da filosofia,que procura resolver os problemas em sua raiz.sem colocar panos quentes,nos problemas existênciais.

Assim como a psiquitria,oferecendo remédios,drogas,tentando "industrializar" nossa doença .

E o que nos cabe hoje é questionar se é realmente possível a gente pensar em termos de doença.E o que é exatamente essa doença?

quando alguém coloca "em cheque" a existência,busca-se um 'estatuto' do que existe ou não.Ou seja, do que é real,do que é virtual.Exemplo:o que fazemos quando conversamos pelo msn.Começa a inventar histórias,fakes etc...ou quando pegamos uma poesia,ou um romance,e inventamos a ficção,que também é outra realidade dentro da existência.Quando a gente mente.A mentira em si,existe.Não o que ela expressa,mas a mentira em si existe,e existe algo a que ela se presta (existe algo que nos motiva a mentir).
A existência é uma coisa complexa.Pensar na existência em si,já é existir.Os filósofos problematizaram a existência.Os pré socráticos especulavam o princípio fundamental da existência:
Tales de Mileto-água
Anaximenes e Diógenes-ar
Heráclito-fogo
Parmênides-princípio imutável e imóvel que nunca poderia ser conhecido

Aristóteles que foi um discidente da filosofia de Platão escreveu um livro chamado METAFÍSICA.Onde ele inaugura no pensamento ocidental o problema da existência,dizendo que o ser se entende por muitos sentidos;o ser acidental e o ser verdadeiro.
Lendo assim,o "o ser" é algo estranho,abstrato.Já que pra nós "ser" é só um verbo!Então é como se ao dizer "o ser" é como se não estivessemos dizendo nada!Já ficamos confusos,porque se eu penso como existo,eu mesmo,no ato de me perceber no mundo.
De que jeito eu posso existir,se o ser é tão inconcebível,tão intocável pra mim?

os poetas tentam expressar o ser.Eles tentam falar com as palavras que vão buscar em memórias,voluntárias ou involuntárias,memórias perdidas.Palavras que tentam "cavar de dentro" da própria existência pra expressar a própria experiência de existir!

Podemos pensar a existência de uma maneira muito simples!

Eu não preciso ir á vários autores da metafísica.No sentido dos grandes livros,os grandes tratados de Aristóteles...Não preciso ir à Espinozza pra pensar a questão da metafísica.Já que o simples fato de eu existir dentro do meu próprio corpo.De fazer uma experiência concreta da minha própria individualidade.Sendo que,eu não posso ser outra pessoa.E portanto estou condenada(o) a ser eu mesma(o).E quando falo "eu mesma(o)"apenas remeto (ou você remete) a minha diferença (no caso de você que está lendo o prosperarte,a sua diferença)naquilo que tem de oposto,ou complementar e estranho em relação ao outro é que podemos falar em existência.

Então "eu" existo,porque simplesmente faço uma experiência inexorável da minha própria história,do lugar em que "eu mesmo" experimento essa história,que é o meu corpo.A metafísica já está em mim!(em você)

Quando eu me dou conta de que eu sou...

que eu não sou uma árvore,eu não sou o meu cachorro...que eu não sou tú

e de que ao mesmo tempo pra mim é muito difícil dizer quem eu sou

Eu já estou dentro dessa plena experiência metafísica,sobre a qual se debateram os filósofos ao longo da história.






No comments: