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Saturday, July 31, 2010

A CIÊNCIA DA INCONSCIÊNCIA



Novas técnicas de escaneamento cerebral ajudam marqueteiros a vender mais



2 técnicas distintas q fazem uso da ressonância magnética do cérebro pretendem mudar a maneira como a ciência se relaciona com o subconsciente humano.Uma delas parte do neuro cientista americano Martin Lindstrom no recém lançado livroBuy-ology (título que funde as palavras comprar e biologia,em inglês)mostra como as empresas desse século21 atualizaram a idéia do marketing neural e estão usando sons,imagens e cheiros para aumentar o apelo de seus produtos e o desejo de compra do consumidor.

O neuromarketing,como ficou conhecido,pode ser bem mais efetivo que mantras do tipo "compre batom!"Não se trata de hipnose,mas pode mexer com o seu ímpeto consumista de uma maneira q você só vai perceber depois de ter passado o cartão de crédito.Além das imagens cerebrais,os pesquizadores também avaliam reações como a dilatação das pupilas,a sudorese e os movimentos faciais.

Algumas lojas de departamento do Japão por exemplo,já substituíram a trilha sonora tradicional por sons naturais q supostamente nos fazem comprar mais,como a risada de um bebê e o barulho de caixa eletrônico faz qdo disensa cédulas.Tudo de uma forma discreta e bem integrada ao som ambiente."Essas estratégias podem apelar aos nossos sentifos,mas o neuromarketing ñ cria superpropagandas capazes de nos transformar em robôs consumistas"Afirma Roger Dooley,q presta consultora de neuromarketing para grandes empresas americanas e ñ leva mto a sério do livro de Lindstrom"
Trecho de matéria da revista Galileu por Felipe Pontes

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